Perguntas Frequentes

Clique nos itens abaixo para expandir o conteúdo.

Qual o prazo para envio da cepa solicitada?
Os pedidos realizados até o dia 5 de cada mês são repicados e enviados ao final do mesmo mês. Os pedidos realizados posteriormente são repicados e enviados no mês seguinte.
Para que o pedido seja realizado, é necessário o envio do contrato de adesão ao TTM para o por meio do formulário que pode ser encontrado aqui.
Quais os meios de cultivo e condições utilizadas para manter as cepas da CCMA-UFSCar?
A maioria das cepas é mantida em meio WC pH 7.0 (veja a receita do meio e a referência aqui). Algumas cianobactérias podem ser mantidas também em meio ASM-1, exceto a cepa de Spirulina maxima que é mantida em meio especial para Spirulina.
As concentrações especificadas na receita do trabalho original do meio WC são as usadas no meio de cultivo final. Mas nós preparamos 8 soluções, como especificado na receita, com concentração 1000 vezes maior. A partir delas, preparamos o meio, colocando 1 mL de cada solução em 1 L de água e ajustamos o pH para 7.0 e autoclavamos o meio. Embora o recomendado seja filtrar as vitaminas e adicionar após esterilização do meio por autoclave, nós autoclavamos as vitaminas junto com o restante do meio.
As algas do banco são mantidas a 23±1°C com aproximadamente 30-50 µmol fótons/m2/s com fotoperíodo do dia (por meio de fotocélula externa).
A CCMA-UFSCar oferece treinamento para isolamento, manutenção e cultivo de algas?
Existe a possibilidade de treinamento para 1 a 3 pessoas por vez, mas depende de disponibilidade de pessoal da coleção.
Que tipo de recipiente é adequado para mantermos as algas numa cultura permanente?
O mais adequado é em vidro - tubo ou em Erlenmeyers pequenos - com tampas ou tampões adequados para evitar contaminação. Aqui nós mantemos em tubo com tampa de rosca e selo de teflon.